Neste Sábado (25/09), A Câmara de Iranduba realizará campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea.

Com a iniciativa e coordenação da Presidente da Câmara Municipal de Iranduba Larissa Rufino Gomes, em parceria direta com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), realizará, neste sábado (25/09), uma campanha inédita para o Município, haja vista que a localidade foi considerada por muito tempo como área endêmica. Cada doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas - vítimas de acidentes, pessoas em tratamento de câncer, com anemias crônicas e que passaram por cirurgias - , estão entre as que precisam de doação de sangue.

“Neste momento, é necessário incentivar a prática entre nossos amigos e familiares para garantir a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros em todo o país. Por isso, a doação periódica e constante é essencial, mas podemos nos unir para aumentar o número de doações”, frisou a Presidente da Câmara Larissa Rufino Gomes.

Saiba o que é necessário para doar sangue:

• ter entre 16 e 69 anos
  • pesar no mínimo 50 kg
  • estar em boas condições de saúde
  • ter dormido pelo menos seis horas de sono
  • estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas três horas que antecedem a doação
  • também é recomendado aguardar o intervalo de uma hora após o almoço
  • levar documento oficial com foto, como RG ou habilitação
  • se tiver tido Covid, o doador precisa esperar 30 dias